segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

26 Semanas a caminho

Olá meninas!!!!

Hoje eu estou completando 25 semanas e 4 dias, estou no 6º mês. Mas posso dizer que estou desesperada com uma coisa: logo que acordei fui me pesar e descobri que estou pesando exatamente 64.100 kg. Oh my God! Não pude acreditar... Isso significa que já engordei 3,5 kg em apenas 1 mês!

Isso realmente me preocupou. Logo corri pra internet pra dar uma olhada se isso é normal ou realmente eu tô fora do padrão. Na verdade encontrei vários fóruns, onde as gestantes relatam que no 6º mês elas ganharam muitos kg de uma vez só, assim como eu. Muitas disseram que ganharam até 6kg, mas que depois estabilizou e voltou a ganhar somente 1kg por mês até o final da gestação. Espero que eu tb consiga estabilizar.
O estranho é que eu nem estou aparentando estar gorda, pela contrário, meu rosto e meu corpo em geral continuam finos, só a barriga que deu um up. Ah, e as mãos e os pés andam meio inchados tb. Tem dia que preciso ficar sem aliança, daí penduro ela no meu colar, e tem dia que a aliança não me incomoda nem um pouco.

Continuei pesquisando e encontrei uma calculadora de ganho de peso na gravidez, e é lá daquele site que eu já indiquei a vocês: http://brasil.babycenter.com.

O meu resultado foi feito através do meu peso antes da gravidez e a minha altura. Deu que eu provavelmente vou engordar entre 11,3kg a 15,9kg durante toda a gravidez. Tendo o pico mais alto lá pelo 6º e 7º mês.
Ele mede tb a quantia de kg de cada parte do meu corpo, e ficou assim:

Útero -> 1,1 kg
Seio -> 0,5 kg
Sangue -> 1,4 kg
Água -> 1,9 kg
Gordura -> 3,8 kg
Sub-Total de 8,6kg em mim

Feto -> 3,4kg
Placenta -> 0,7 kg
Líquido Amniótico -> 0,9 kg
Sub-Total de 5,0kg no bebê

Total geral de 13,6 kg (média).

Como eu já engordei no total 5.100kg, isso significa que eu ainda posso engordar 8.5kg na média ou de 6.2 a 10.8kg no máximo. Por mês ainda posso ganhar de 2.0 a 3.6kg ou na média de 2.8kg.
Bom, de qualquer maneira, ao invés de me desesperar, que tal ficar de olha na minha alimentação?!

Ah, resolvi tb fazer um calendário, pra eu ter registrado a data das semanas:

29/12/11  ->  24 Semanas  ->  6 Meses
05/01/12  ->  25 Semanas
12/01/12  ->  26 Semanas
19/01/12  ->  27 Semanas

26/01/12  ->  28 Semanas  ->  7 Meses
02/02/12  ->  29 Semanas
09/02/12  ->  30 Semanas
16/02/12  ->  31 Semanas

23/02/12  ->  32 Semanas  -> 8 Meses
01/03/12  ->  33 Semanas
08/03/12  ->  34 Semanas
15/03/12  ->  35 Semanas

22/03/12  ->  36 Semanas  -> 9 Meses
29/03/12  ->  37 Semanas
05/04/12  ->  38 Semanas
12/04/12  ->  39 Semanas

19/04/12  ->  40 Semanas  -> DPP (Data Provável de Parto)
26/04/12  ->  41 Semanas
03/05/12  ->  42 Semanas  -> LMP (Limite Máximo de Parto)

Bom, na próxima quinta-feira eu vou estar completando 26 semanas, então resolvi colocar aqui o que estará acontecendo nessa IG (Idade Gestacional):
Você percebe que o tempo está passando rapidamente e parece que, ao mesmo tempo, não passa. Você não está louca; está grávida. Uma hora você se sente totalmente despreparada para as mudanças que virão com o bebê; no minuto seguinte, a ideia de encontrar o o seu Mini, que está se balançando entre as suas costelas, faz você chorar. Essa é a montanha-russa da gravidez. E, curiosamente, de ser uma mãe!

Seu corpo:
Há uma multiplicidade de alergias e outros sintomas  desagradáveis que acontecem durante a gestação:  erupções cutâneas, gases incontroláveis... Todavia, o aumento do corrimento vaginal está no topo da lista. E há outras aparições "divertidas" em curso.

Caso esteja deixando vazar uma pequena quantidade de urina quando você tosse, espirra ou ri, não se preocupe.  Incontinência temporária é bastante comum na gravidez, e isso é simplesmente ótimo! Talvez o acontecimento deixe-a em momentos embaraçosos, contudo. Você sabia que tinha que comprar fraldas, mas pensou que seria apenas para o bebê, e, não, para você!

Para ocupar a cabeça até o problema passar, você pode fazer alguns Kegels (exercício físico com a finalidade de fortalecer o músculo pubococcígeo).Se a sua descarga é espessa ou tem muita coceira, pode ser sinal de alguma infecção. Ainda que já tenha tido uma centena delas, agora não é o momento de fazer tratamentos sem receita ou acompanhamento médico.  Caso esteja urinando mais frequentemente do que o normal, que seria urinando a cada 10 minutos ao invés de 15, graças a certo alguém sentado em sua bexiga, pode ter uma infecção urinária. Novamente, consulte o seu médico. Normalmente, um simples teste do tipo "xixi no copo" pode diagnosticar.

Sofre de prisão de ventre? Essa é uma queixa comum; metade das grávidas sente um abrandamento do funcionamento intestinal. Na origem da congestão está a lentidão do sistema digestivo e a compressão do peso do útero sobre o reto. Os suplementos de ferro também podem contribuir para o problema.

Seu útero encontra-se seis centímetros acima do umbigo. Durante este período, a barriga crescerá em torno de um centímetro por semana. Desconfortos como dores nas costas, e pressão sobre a sua bexiga começam a se intensificar, bem como, dores de cabeça e nas pernas, devido ao aumento do peso carregado. O tempo está passando rápido demais, e vcoê está quase no final do segundo trimestre! Não falta muito tempo para que o bebê venha ao mundo.

Seu bebê:
Respire fundo! Sacos de ar estão se desenvolvendo nos pulmões do bebê, o que significa que poderá ser possível para ele tomar um fôlego no final desta semana. Os sacos de ar (tecnicamente chamada alvéolos) continuarão a crescer durante os próximos nove anos. A membrana que mantém os alvéolos separada dos vasos sanguíneos é agora suficientemente fina para permitir a troca de oxigênio, dióxido de carbono que chamamos respiração. Outros destaques desta semana:
  • A retina termina o desenvolvimento das suas camadas normais esta semana. Tudo isso para melhor vê-la em breve, mamãe. Bom, ainda não, pois seus olhos ainda estão fechadas e selados é muito escuro lá dentro, mas os olhos do seu bebé já estão plenamente desenvolvidos;
  • Ondas cerebrais para os sistemas auditivos e visuais são detectáveis em cabeçinha do bebê esta semana. Isso significa que o cérebro dele está registrando coisas como som e luz. Ele pode não compreender o que isso significa ainda, mas ela está no bom caminho para compreender um episódio inteiro de Barney a qualquer hora;
  • Como a audição continua a se desenvolver, o seu bebê começará a reconhecer a sua voz. Seu bambino, ou bambina, também a reconhecerá a voz do papai. Você pode sentir-se boba ao falar com a sua barriga, mas garanto-lhe que alguém diferente do que você está definitivamente ouvindo. Pesquisas demonstraram que recém-nascidos realmente reconhecem sons familiares após o nascimento. Prova de que o seu bebê prestou atenção durante todo o tempo;
  • O bebê já completou dois terços da sua estadia no Hotel Útero. A chance de sobreviver aumenta dia-a-dia. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de possibilidade de sobreviver, se for atendido numa maternidade com boa experiência em prematuros.
Sua vida:
Não que você precise algum dia  (que Deus a livre!), mas estar certificada para dar os primeiros socorros e a reanimação cardiopulmonar (RCP) infantil é uma aprendizagem inteligente. Encontre algum lugar que ofereça tal tipo de treinamento. O Corpo de Bombeiros ou os hospitais deverão ser capazes de fornecer tais informações. E não pare por aí. Peça ao marido, e a todos os que vão passar bastante tempo com o seu bebê (babá, vovó,...) para participarem das aulas também.
Verifique se a maternidade escolhida permite a presença do pai na hora do parto. É essencial saber disso com antecedência. Agora, o intervalo entre uma consulta e outra será apenas de duas semanas.
E por que não planejar uma última fuga, a sós com o seu marido, antes que se torne um jogo para três pessoas? (Opa, o terceiro é o bebê, hein!). Aproveite enquanto ainda pode viajar, e escolha todas as paradas românticas.

O que você está pensando:
"Tenho pulgas? Por que estou com tanta coceira?"

Faz bem comer:
Aqui você encontra algumas dicas para aliviar a constipação:
  • Beba muita água (pelo menos seis a oito copos de água por dia;
  • Beba um copo de sumo de fruta ao dia;
  • Coma muitos alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas e vegetais. Se necessári, pergunte ao seu médico se pode tomer um suplemente de fibras;
  • Não deixe de tomar o suplemento de ferro sem o consentimento do médico. Uma mudança de horário ou de marca dos alimentos poderá ajudar.
Caso esteja com muita azia, evite frutas ácidas (abacaxi, kiwi, laranja...) Diminua os temperos; aumente a ingestão de verduras e os legumes. Corte também os molhos de tomate e os enlatados em geral.

É bom saber:
Sinais de pré-eclâmpsia.Por esta altura, a sua tensão arterial poderá aumentar ligeiramente, regressando aos intervalos normais anteriores à gravidez. (Das 22 às 24 semanas, a tensão arterial baixou um pouco). Embora a pré-eclâmpsia, geralmente, ocorra no último trimestre, esta é uma boa altura para se consciencizar dos sinais de situação perigosa que ocorre entre 3 a 7 por cento das gestações. Entre eles, incluem-se mãos e rosto inchados; aumento súbito de peso (devido à retenção de líquidos); visão desfocada; ver manchas; ter dores de cabeça repentinas, intensas ou persistentes; sentir dores no abdômen superior. Ao identificar hipertensão ou proteínas na urina nas consultas de rotina da gravidez, o médico controla a existência de pré-eclâmpsia; contudo, entre em contato com ele de imediato se desenvolver algum desses sintomas entre as consultas. A identificação precoce da pré-eclâmpsia é essencial à sua saúde e à do bebê.

Futuro papai:
Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo?
Durante a pintura mantenha a futura mamãe afastada dele. Junto dela procure uma maneira divertida de fazer as atividades. Afinal de contas, esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que você pode fazer por seu filho antes de ele chegar. Desde já habitue-se a dedicar alguns minutos de seu tempo à criança.

*Todas essas informações foram tiradas do link: http://vidademulher.com.br/canais/maes-a-filhos/gravidez-semana-a-semana/semana-26.html

Beijos a todas as mamães, em especial as de 26 semanas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário