terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Novas mudanças

Mudanças... Ah, essa palavra faz parte da gestação toda, e realmente a todo momento surgem novas mudanças...

Sempre que eu via fotos de mulheres grávidas (naqueles books lindíssimos que eu já tô louca pra fazer), eu percebia aquela linha escura no meio na barriga na vertical, conhecida como Linha Nigra. Daí foi pesquisar um pouquinho sobre essa tal mancha, e descobri algumas coisinhas:
Essa linha, nada mais é do que um excesso de melanina no local. Ela geralmente aparece no segundo trimestre, e é causada devido a distensão do músculo abdominal, pra acomodar o bebê. E quanto mais escura for a pele da mamãe, mas escura será a Linha Nigra, por isso achei que eu não seria afetada, pois sou mais pra morena clara do que pra negra... Mas quando completei exatos 6 meses (24 semanas), ao me olhar no espelho, encontrei a mancha. E olha que foi de um dia para o outro. Tudo bem que a minha é bem clarinha, meu marido diz que só dá pra ver se olhar bem, mas eu notei e sempre noto ao me olhar.
Tb descobri que logo após o parto ela começa a desaparecer, e por fim, some completamente e sem deixar vestígios. Ainda bem, pois eu, particularmente, não acho muito bonito não, mas fazer o que, né?

Outra coisinha chata que aconteceu um pouquinho antes da tal Linha Nigra, foi pêlos no meio da minha barriga, exatamente no mesmo lugar da linha, e ao redor do umbigo. Afffff... Fiquei louca com isso. Como assim? Logo eu, que mal tenho pêlos pelo corpo. Ah, não pensei duas vezes, peguei meu depilador elétrico (aquele aparelhinho que dói pakas) e ranquei tuuuuuuudo!
Mas aconteceu uma coisa engraçada: o tal aparelhinho é meio barulhento, e a Sarah ficou muito agitada. Creio que ela não gostou nada nada desse barulho irritante, mas eu achei o máximo. Saber que ela estava respondendo aos estímulos auditivos daqui de fora foi sensacional. Fiquei rindo um tempão!
Aliás, agora já com 6 meses, posso dizer que sinto ela se mexer bastante durante o dia todo e a noite tb. Antes eu sentia alguns pequenos movimentos, mas agora sinto vários pontapés fortes mesmo. Às vezes até me assusto, e às vezes dói um pouquinho tb. O melhor é poder sentir e ver a barriga se mexendo! Ai, isso é uma delícia!

E ainda tem o umbigo... O meu ainda não está estufado, mas já está reto, ou seja, não existe mais orifício, rsrsrs...

Gente, agora vou ter que contar uma coisa bem íntima... O que pegou mesmo foi na hora de me depilar.
Tipo, eu nunca fui de ir num salão me depilar com cera, pois acho meio constrangedor. Na verdade eu acho que não sou nem um pouco tímida com nada, mas não sei o que me dá que nessa hora toda a timidez do mundo toma conta de mim. E eu não gosto de fazer só o contorno, na verdade eu gosto de arrancar tuuuuudo, tudinho mesmo. Até sei que os pêlos é um tipo de proteção, mas eu não gosto de pêlos e ponto. E como eu sempre tive poucos pêlos tb, então sempre fiz em casa mesmo, e com gilete (lâmina de barbear). As pessoas dizem que engrossam, mas comigo engrossou só um pouco e depois estagnou, então foi sempre assim.
Daí hoje me levantei bem cedo, fui tomar banho, lavei o cabelo, peguei a gilete e... Ai meu Deus! Cadê minha ********? Oh Lord, eu não conseguia mais me enxergar. Tentei murchar a barriga, empurrar ela pro lado, apertá-la e nada! Nada fazia com que eu me enxergasse. Será que é assim que as pessoas com muito tecido adiposo (gordinhos) se sentem? Que horror. Que tortura.
Peguei um espelhinho de barbear do meu marido, e fui em frente. Por fim consegui terminar, mas descobri que ficou péssimo! Resultado: vou ter que procurar uma porcaria de salão pra me depilar agora! Ai meu Deus...
Meu marido disse que faria isso por mim, mas vocês acham mesmo que eu vou confiar num homem, com uma gilete na mão, pronto pra me atacar??? NUNCAAAAAAAAA...
Imagino que a essa altura muitas devem estar rindo das minhas manobras, mas posso dizer que na hora eu me senti a pessoa mais obesa do mundo, e acabei chorando... kkkkk... Vê se pode?!

Com relação aos seios, eles vem se modificando desde o início da gravidez, na verdade foi até um dos primeiros sinais que eu observei. Agora minha auréola está bem escura (antes da gravidez era rosadinha), e tem um monte de veias verdes bem evidentes. Será que o colostro (primeiro leite materno a sair) vai dar o ar de sua graça logo mais? #medo!

Ah, e tem mais uma coisa, que essa não é muito comum. Eu praticamente não senti enjoo durante toda a gestação, mas não sei porque cargas d'água,  vira e mexe eu sinto um mal estar louco. É tipo assim, eu tô super bem aqui, conversando e de repente me bate um enjoo, uma moleza, uma fraqueza. Daí passa um pouquinho eu volto ao normal, mas daí fico uns três dias seguidos meia enjoada. Daí depois volto a me sentir bem e fico mais uma semana bem, quando de novo recomeça o ciclo.
O médico disse que isso é normal. Que a culpa é de novo dos hormônios, mas sei lá, acho estranho. Não vejo outras mulheres relatarem isso. Se alguém aí que lê meu blog tem isso, conte-me! rsrsrs...

Ah, e já ia me esquecendo da balança.
Eu passei 4 meses sem engordar nada, na verdade fiz foi emagrecer. Eu pesava 59kg antes da gravidez, depois caí para 57kg, depois voltei aos 59kg. No quinto mês eu tava com 60,300kg, daí a última médica que me atendeu disse que eu ganhei muito peso em pouco tempo. Não concordei, pois como estudante de nutrição eu sei bem o que é ganhar muito ou pouco peso, mas tudo bem, não entrei em discussão. No Natal fiz questão de pedir ao meu marido que comprasse pra mim uma balança, para que eu pudesse acompanhar meu peso em casa. Agora com 6 meses estou pesando 62,700kg. Droga! Agora sim eu concordo que ganhei muito peso em pouco tempo (2,400 kg em um mês).
A minha apetite se transformou de grávida mesmo do quinto para o sexto mês. Sinto muuuuito mais fome do que antes, e realmente preciso comer de 3 em 3 horas, senão meu estômago ronca, e não estou exagerando. Aliás, até mesmo quando estou enjoada eu sinto vontade de comer. Parece ilógico, mas de fato é assim mesmo.
Então, agora, estou realmente tentando me manter na linha e não exagerar sem necessidade, coisa que eu não me importava nem um pouco. Ando me pesando todos os dias, de manhã e a noite, e percebi que a cada 2 ou 3 dias engordo umas 300 g. Preciso me vistoriar mais. O problema é que às vezes eu fico preocupada, achando que se eu não comer sempre que sinto vontade, vou estar fazendo mal a minha bebê. Sei lá... Só sei que na minha próxima consulta vou levar mais uma bronca com relação ao meu grande ganho de peso.

Vou postar a tabela de IMC (Índice de Massa Corporal) da gestante.
O cálculo é bem simples: Peso/Altura²
Daí você pega o resultado e joga na tabela, de acordo com quantos meses você vai estar. Se ficar nos quadradinhos verdes, significa que seu peso está adequado, se ficar no amarelo, você pode estar com baixo peso ou um pouco acima do peso, se der laranja, você vai estar muito acima do peso, agora se der vermelho, cuidado, você provavelmente está muuuuito acima do peso, com obesidade mórbida, e isso é extremamente perigoso, procure urgente um acompanhamento com nutricionista.
Vou fazer o meu como exemplo: eu tenho 1,59m de altura e estou pesando 62,700kg.
1,59² = 2,5281
62,700 / 2,5281 = 24,80
Estou na linha verde, ou seja, não estou acima do peso, estou com meu peso ideal, mas estou ganhando muito de pressa, se eu continuar nesse mesmo rítimo, acho que logo posso chegar no amarelo.



Acho que esse post já está ficando muito grande, né? Mas enfim, essas foram as novas mudanças que aconteceram recentemente comigo.

Abraços a todas as futuras mamães!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário