quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Receitas de Papinhas em Fotos e Dicas de Chás



Meninas, uma amiga minha, e Eloir me mandou algumas receitas de papinhas em fotos, e achei super interessante, e queria compartilhar com vocês.
Essa Eloir, é uma amiga virtual. Eu nunca a vi pessoalmente, mas fazemos parte de um grupo fechado no Facebook, onde o assunto é gravidez e a vida depois dos pimpolhos. Amo esse grupo, pois eh lá que tiro minhas dúvidas, que desabafo, que fico triste, que fico feliz, que compartilhamos nossas experiências...

Mas voltando ao assunto, segue as fotos das receitas das papinhas para nosso babys em desmame:















Espero que tenham gostado...


Minha foguetinha comendo papinha de pêra

Fecha até os olhinhos pra degustar



Meninas, no início não é fácil. Ela rejeitou TUDO que eu ofereci. Mas tem que continuar insistindo, senão eles nunca vão comer.
Até hoje é uma luta pra Sarah beber água. Hoje ela já toma de tudo, mas água ainda é tenso. Mas todo dia estou eu lá insistindo. Uma hora ela vai tomar!
Sempre que introduzo uma nova papinha ou suco, ela faz até ânsia. O negócio é não parar. Continue até a hora que o bebê aceitar.

Ah, descobri dois chás maravilhosos!!!
Sempre tem gente que fica se perguntando como fazer o bebê dormir a noite toda.
Algumas mamães tentam dar LA e resolve, outras tentam engrossar com Mucilon e resolve, mas sempre tem aquelas que nada resolve, e aí?
Bom, descobri dois chás. Um é para dar durante o dia e o outro a noite.
Quando eu preciso que minha princesa durma durante o dia (coisa que ela não faz), eu dou o de dar a noite e sabe o que acontece? Ela apaga por duas ou três horas seguidas. Se eu dou à noite, ela dorme a noite toda...
Ela já dorme naturalmente a noite toda, então eu dou ele mais é durante o dia mesmo, quando estou precisando descansar um pouquinho...
Ah, ela rejeitava qualquer tipo de chá. Agora estou colocando meia colherzinha de chá de açúcar. Não é o certo e nem indico, mas foi a solução que encontrei pra ela tomar.
Nos dois contém Funcho, que é a composição do Funchicórea, então é ótimo para cólicas e para acalmar o bebê. No noturno tem camomila, que acalma mais ainda. Mas tem mais um bocado de coisas!
Comprei na farmácia normal mesmo, e bem barato. Saiu os dois por R$ 5,00.

Segue:


Bom, é isso aí.
Bjux

4º e 5º mês - Cardápio de Desmame

Hello pessoas!
Hoje minha princesa tem exatamente 5 meses e 5 dias.
Nossa, são tantas novidades... Parece que a cada dia surgi uma nova descoberta dela e minha!

Vou começar falando do desmame, que é um assunto muito falado e criticado.
Como muitas sabem, eu sou estudante de Nutrição e quero fazer especialização em Nutrição materno-infantil e neonatal. Nossa, acho que nem cheguei a contar pra vocês... Tive que trancar a faculdade. Minha licença maternidade acabou e agora eu teria que voltar a estudar como antes, ou seja, assistindo todas as minhas aulas. Mas como eu faria isso com minha nova integrante da família???? Aos prantos fui lá e tranquei. Nem vou ficar falando muito aki sobre isso, senão vou chorar!
Voltando ao assunto...
No dia que minha pipoquinha completou 4 meses eu comecei o desmame parcial. Parcial porque não quero desmamar ela completamente, só quero introduzir alguns alimentos.
Desde o terceiro mês eu não tenho mais leite. Ele acabou secando de vez. Creio eu que foi por causa do estresse mesmo. Imagina: faculdade, trabalho, casa, marido e um bebê. Eh, eu estava enlouquecendo...
Ainda fiquei um mês com a translactação, mas eu já tinha percebido que não tava mais saindo do meu leite, que era só o leite Nan mesmo. E ela tb acho que percebeu isso. Ela já estava rejeitando o peito. E como eu nunca estou em casa, ainda tinha a dificuldade de ficar colocando o peito pra fora toda hora. Um saco.
Foi então que resolvi dar logo a mamadeira... Sofri! Sofri muito com isso. Apesar de tudo, eu tinha prazer em amamentar, e me sentia mais mãe quando estava amamentando. Era algo que só eu poderia fazer, e ninguém mais. Sem contar que é saúde pura pra minha princesa... Mas fazer o quê, né? Não deu!

Bom, levamos ela na pediatra e ela deu algumas dicas de cardápio, e eu com meus livros de nutrição tb dei uma lida sobre isso. Por fim, eu mesma, montei o cardápio da minha pipoquinha...
Ficou assim:

1ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Nan
13hrs - Papinha de fruta
16hrs - Nan
19hrs - Nan
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

*** obs. de todas as semanas: Entre todas as mamadas ou refeições, oferecer líquidos (chás, sucos, água e água de coco)

2ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Nan
13hrs - Papinha de legumes
16hrs - Nan
19hrs - Papinha de frutas
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

3ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Nan
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão) e carne branca
16hrs - Nan
19hrs - Papinha de frutas
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

4ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Papinha de frutas
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão) e carne vermelha
16hrs - Nan
19hrs - Jantar = almoço
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

5ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Papinha de frutas
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão), carne vermelha e feijões (feijão, ou grão de bico ou lentilha)
16hrs - Nan
19hrs - Jantar = Almoço
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

6ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Papinha de frutas
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão), carne vermelha, feijões (feijão, ou grão de bico ou lentilha) e ovo (1/4 do ovo - gema e clara)
16hrs - Papinha de frutas
19hrs - Jantar = Almoço
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

***Obs.: A cada semana a partir daqui, acrescentar parte de ovo. Primeiro 1/4, depois 2/4, depois 3/4, e depois 1 ovo inteiro.
Dar o ovo é fundamental, pois a partir de 6 meses, existem vacinas que quem tem alergia a ovo não pode tomá-la, então faz-se necessário saber disso antes.

Bom, é isso!
Já estou na 3ª semana.

Eu com novo visual e minha princesa!


Beijos mil...