quarta-feira, 19 de setembro de 2012

4º e 5º mês - Cardápio de Desmame

Hello pessoas!
Hoje minha princesa tem exatamente 5 meses e 5 dias.
Nossa, são tantas novidades... Parece que a cada dia surgi uma nova descoberta dela e minha!

Vou começar falando do desmame, que é um assunto muito falado e criticado.
Como muitas sabem, eu sou estudante de Nutrição e quero fazer especialização em Nutrição materno-infantil e neonatal. Nossa, acho que nem cheguei a contar pra vocês... Tive que trancar a faculdade. Minha licença maternidade acabou e agora eu teria que voltar a estudar como antes, ou seja, assistindo todas as minhas aulas. Mas como eu faria isso com minha nova integrante da família???? Aos prantos fui lá e tranquei. Nem vou ficar falando muito aki sobre isso, senão vou chorar!
Voltando ao assunto...
No dia que minha pipoquinha completou 4 meses eu comecei o desmame parcial. Parcial porque não quero desmamar ela completamente, só quero introduzir alguns alimentos.
Desde o terceiro mês eu não tenho mais leite. Ele acabou secando de vez. Creio eu que foi por causa do estresse mesmo. Imagina: faculdade, trabalho, casa, marido e um bebê. Eh, eu estava enlouquecendo...
Ainda fiquei um mês com a translactação, mas eu já tinha percebido que não tava mais saindo do meu leite, que era só o leite Nan mesmo. E ela tb acho que percebeu isso. Ela já estava rejeitando o peito. E como eu nunca estou em casa, ainda tinha a dificuldade de ficar colocando o peito pra fora toda hora. Um saco.
Foi então que resolvi dar logo a mamadeira... Sofri! Sofri muito com isso. Apesar de tudo, eu tinha prazer em amamentar, e me sentia mais mãe quando estava amamentando. Era algo que só eu poderia fazer, e ninguém mais. Sem contar que é saúde pura pra minha princesa... Mas fazer o quê, né? Não deu!

Bom, levamos ela na pediatra e ela deu algumas dicas de cardápio, e eu com meus livros de nutrição tb dei uma lida sobre isso. Por fim, eu mesma, montei o cardápio da minha pipoquinha...
Ficou assim:

1ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Nan
13hrs - Papinha de fruta
16hrs - Nan
19hrs - Nan
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

*** obs. de todas as semanas: Entre todas as mamadas ou refeições, oferecer líquidos (chás, sucos, água e água de coco)

2ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Nan
13hrs - Papinha de legumes
16hrs - Nan
19hrs - Papinha de frutas
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

3ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Nan
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão) e carne branca
16hrs - Nan
19hrs - Papinha de frutas
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

4ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Papinha de frutas
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão) e carne vermelha
16hrs - Nan
19hrs - Jantar = almoço
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

5ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Papinha de frutas
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão), carne vermelha e feijões (feijão, ou grão de bico ou lentilha)
16hrs - Nan
19hrs - Jantar = Almoço
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

6ª Semana:
  7hrs - Nan
10hrs - Papinha de frutas
13hrs - Papinha de legumes c/ massa (arroz ou macarrão), carne vermelha, feijões (feijão, ou grão de bico ou lentilha) e ovo (1/4 do ovo - gema e clara)
16hrs - Papinha de frutas
19hrs - Jantar = Almoço
22hrs - Nan c/farinha láctea ou aveia ou Mucilon

***Obs.: A cada semana a partir daqui, acrescentar parte de ovo. Primeiro 1/4, depois 2/4, depois 3/4, e depois 1 ovo inteiro.
Dar o ovo é fundamental, pois a partir de 6 meses, existem vacinas que quem tem alergia a ovo não pode tomá-la, então faz-se necessário saber disso antes.

Bom, é isso!
Já estou na 3ª semana.

Eu com novo visual e minha princesa!


Beijos mil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário